|
Comer menos sal pode ser tão bom quanto parar de fumar, aponta
pesquisa
Se os americanos reduzissem seu consumo de sal em apenas meia
colher de chá por dia, haveria 92 mil mortes a menos, e 99 mil
ataques cardíacos seriam evitados, assim como 66 mil derrames -
um benefício tão grande quando a cessação do tabagismo -,
segundo levantamento publicado este mês no New England Journal
of Medicine.
Usando um modelo de computador com dados clínicos reais,
pesquisadores descobriram que a redução de três gramas - o
equivalente a meia colher de chá - na ingestão de sal de cada
americano não seria o suficiente para que eles alcançassem a
quantidade diária recomendada pelos especialistas, que é de 3,7
g para grupos de risco, e de 5,8 g para os outros - a média nos
EUA é de 10,4 g para homens e 7,3 g para mulheres. Mas, ainda
assim, traria benefícios consideráveis para a saúde cardíaca da
população - comparáveis a reduções do tabagismo, da obesidade e
nos níveis de colesterol.
De acordo com os especialistas, as pessoas comuns não precisam
fazer muita coisa para que isso se torne realidade. Eles
destacam que a forma mais eficaz de reduzir a ingestão de sal
seria agir nos produtores de alimentos, pois, segundo o
Departamento de Agricultura dos EUA, 77% do sal consumido no
país é proveniente dos alimentos processados, com apenas 6%
sendo colocado à mesa, e 5% durante o cozimento.
|